A pouco tempo disponibilizei um passo a passo para que as pessoas conseguissem atualizar seus Defy+ para o mais novo sistema Android estável (a versão 4.0 chamada Ice Cream Sandwiche, ou ICS). Aqueles que o seguiram tiveram a mesma sensação boa que eu tive, mas quando fi carregar o celular teve uma péssima surpresa: a bateria não carrega totalmente, parando nos 84%, mesmo deixando o dia todo carregando. Esse artigo pretende mostrar como pode ser instalado uma pequena correção que diminui essa sensação ruim.
Explicando o problema
Mas antes, gostaria de explicar por que isso acontece. A ROM do ICS para o Defy+ é preparada para celulares americanos, apesar de trazer embutido todo o cadastro de operadoras do mundo. Portanto não tem problema nenhum utilizá-lo aqui no Brasil, no entanto, algumas diferenças de hardware acontecem dependendo de onde o celular foi fabricado. No caso dos Defy+ Brasileiros, eles vem com a bateria do Defy (isso mesmo, a bateria do MB526 no Brasil é a mesma do MB525), mas o processador é diferente.
Assim, nós que compramos nossos Defy+ no Brasil, temos uma bateria que dura cerca de 16% menos… Coincidência, não? O fato é que a ROM do ICS para Defy+ que indiquei no artigo anterior espera que a bateria tenha 4,35V (4,5V nominal) quando carregada completamente, mas ela não passa dos 3,65V (verifique, que está escrito na bateria o valor nominal de 3,8V). Faça as contas e encontrará que 3,654V é 84% dos 4,35V da versão americana. Portanto, não há nenhum bug ou qualquer coisa de errado com a ROM, mas sim com a esperteza da Motorola do Brasil.
Bom, tendo essa explicação em mente, o que vamos fazer? Simples, pegaremos o software que controla o carregamento de bateria da versão do Android original do Defy americano (2.3.5, ou a versão CyanogenMod 7) e colocá-lo para rodar no ICS, claro que com correções que se fizeram necessárias (lembro que não fui eu que fiz a correção, pois não sou programador).
Corrigindo o problema
1.) Baixe o arquivo CM7_Defy+_Batt_Fix-signed.zip e coloque-o no diretório ICS do seu cartão de memória do celular;
2.) Reinicie o Motorola Defy+ e, assim que piscar uma luz azul (aquele mesmo led que fica piscando quando a bateria está fraca, mas aqui piscará azul) pressione o botão de baixar o volume. Um menu de inicialização será apresentado. Para escolher a opção, use os botões de volume e para selecionar, use o botão de liga/desliga do aparelho;
3.) Vá à opção “Recovery”;
4.) Selecione “Install zip from sdcard”, selecione o ZIP do diretório ICS do cartão;
5.) Quando terminar, dirija-se de volta ao menu anterior e selecione “Advanced”;
6.) Vá na opção “Wipe battery stats”, isso evitará que alguma sujeira da versão anterior atrapalhe a nova versão;
7.) Reinicie o celular.
Agora pode testar se funcionou. pegue seu carregador e deixe-o carregando até que o apareça 100% da bateria carregada (aparecerá a palavra “Carregado” no espaço onde aparecia a porcentagem de carga).
Ficou feliz? Conta aí em baixo comentando esse post.